Cefaleia

Enxaqueca ou migrânea é uma desordem neurovascular caracterizada por dor intensa, pulsante e debilitante na cabeça. Geralmente atinge apenas uma metade da cabeça e está acompanhada de náusea, vômito e sensibilidade a luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). É uma doença muito comum, afetando cerca de 20% das mulheres e entre 5 e 10% dos homens do m...

Enxaqueca ou migrânea é uma desordem neurovascular caracterizada por dor intensa, pulsante e debilitante na cabeça. Geralmente atinge apenas uma metade da cabeça e está acompanhada de náusea, vômito e sensibilidade a luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). É uma doença muito comum, afetando cerca de 20% das mulheres e entre 5 e 10% dos homens do mundo.

As cefaleias (assim como várias outras doenças) podem ser primárias ou secundárias:

  • Primárias: quando tem características próprias e a recorrência da dor é a principal manifestação da doença.
  • Secundárias: quando são sintomas de outras doenças como infecções (sinusites, meningites), traumas, tumores, aneurismas, alterações metabólicas ou hormonais.

Outra classificação importante é a presença ou ausência de aura. A aura é um fenômeno neurológico que inclui a ocorrência de escotomas (alterações visuais), que em geral começam poucos minutos antes do aparecimento da dor. Nem sempre esse tipo de alteração ocorre - daí a ocorrência da chamada enxaqueca sem aura, por sinal mais comum. Tais alterações ocorreriam por distúrbios elétricos negativos ao nível do córtex cerebral, em especial na região occipital, responsável pela visão.

Mais

Cefaleia Existe um produto.

Mostrando 1 - 1 de 1 item
Mostrando 1 - 1 de 1 item